Nesta entrevista do autor e pesquisador Paulo Fochi para a revista Educação, ele decupa o quadro da educação infantil no país em três partes essenciais para o entendimento dessa realidade.
PARTE III: O DESAFIO DO PROJETO
“Como qualquer outro documento, a BNCC tem um limite em si, pois é só um documento. Se esse documento não for pensado em termos de implementação, não vai trazer resultado. Pior: passa por uma interpretação e corre o risco de chegar àquilo que se chama de nominalismo pedagógico, ou seja, que atualiza os termos, mas não faz a mudança da prática. Foi o que aconteceu com a BNCC. Estamos completando agora os primeiros cinco anos e não temos dados consistentes para analisar por duas razões: primeiro, porque a própria homologação se deu no meio de um golpe parlamentar, então a agenda política atravessou e criou desvios.”
“O segundo é que ao término da sua implementação, quando começa o processo de colaboração com os municípios, para pensar a implementação e elaboração dos documentos estaduais municipais, veio o desastroso governo Bolsonaro, o MEC para de funcionar. Então, a gente está chegando a cinco anos da homologação e não teve um projeto de implementação.”
“Muitos estados e municípios se viram na urgência de produzir a discussão curricular em nível local, e isso gerou documentos que são cópia ou uma interpretação atrapalhada do texto nacional. Mas há exceções, bons exemplos que deveriam ser reunidos para se pensar nos próximos cinco anos. Aí sim, nós teríamos condições de conhecer sobre o que a base contribuiu e em que precisa ser revista.”
“Precisamos recuperar e construir juntos o entendimento de que toda a sociedade deveria estar preocupada com a escola, quem tem filho e quem não tem, quem já passou pela escola e quem não teve o mesmo direito. Isso deveria ser uma pauta de todos, das empresas, da mídia, dos políticos, sindicatos. É preciso pensar a educação não como voluntariado, benesse, mas como investimento na construção de uma sociedade mais digna, justa, respeitosa. Um projeto pedagógico é um projeto civilizatório. Isso aconteceu no mundo devastado pela Primeira Guerra, na Europa, com a utopia de uma escola para pensar a construção da sociedade, de uma nova prática pedagógica para formar pessoas não obedientes, mas com criticidade, capacidade de reflexão, criatividade para buscar soluções – estamos falando de 100 anos atrás, e não é diferente agora.”
“Talvez agora precisemos acrescentar novas problemáticas, como saber discernir no excesso de informações que vivemos. Como deve ser o ato político de proteger a capacidade de imaginar e não ficar repetindo trends de TikTok, padrões viralizados na internet que vão rompendo nossa possibilidade imaginativa? Proteger a imaginação é um ato político. Proteger a imaginação é proteger a capacidade de ver novos mundos. Ailton Krenak diz que narrar histórias talvez seja uma forma de adiar o fim do mundo. O desafio é o mesmo de 100 anos atrás, interromper a possibilidade de uma sociedade colapsar.”
“Estamos falando de escola, mas precisamos ampliar também a nossa compreensão de serviços para a primeira infância. Na Itália e na Espanha, por exemplo, a creche é apenas um dos serviços para a primeira infância, que são complementados por investimentos em um trabalho maravilhoso com teatro, arte, música, centros para as famílias, acesso a livros. A gente vê uma sociedade inteira falando das crianças e seus direitos à escola de qualidade, à cidadania, à beleza, à proteção, ao cuidado. Nos falta muito, como sociedade, reconhecer a criança como esse sujeito de direitos.”
“Nós deveríamos questionar a presença de crianças num comercial de banco, a sua exposição nas redes sociais, problematizar a presença da criança na rua pedindo comida, vendendo panos na Vila Madalena, no Jardim Europa [bairros nobres de SP]. A gente não pode achar isso natural. Precisamos falar dos direitos das crianças para a construção de uma sociedade diferente, porque desde a infância essa sociedade tem de ser repensada.”
Publicado em 23/01/2024
Reforma do Novo Ensino Médio: o Brasil não perde uma oportunidade de perder oportunidades
Continuar LendoPublicado em 01/09/2023
5 REASONS WHY EXPLORING NEW CULTURES IS THE BEST PART OF TRAVELING
Continuar LendoPublicado em 04/07/2023
“LAW IS MORE THAN EVER THE NECESSARY LANGUAGE OF GLOBALIZATION”
Continuar LendoPublicado em 28/04/2023
IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 3 de 3)
Continuar LendoPublicado em 25/04/2023
IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 2 de 3)
Continuar LendoPublicado em 18/04/2023
IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 1 de 3)
Continuar LendoPublicado em 14/03/2023
FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” AINDA DIALOGA COM A REALIDADE
Continuar LendoPublicado em 15/07/2022
NOVO ENSINO MÉDIO: Das unidades curriculares à carga horária.
Continuar LendoPublicado em 29/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 5 de 6)
Continuar LendoPublicado em 25/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 4 de 6)
Continuar LendoPublicado em 22/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 3 de 6)
Continuar LendoPublicado em 18/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 2 de 6)
Continuar LendoPublicado em 15/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (Post 1 de 6)
Continuar LendoPublicado em 12/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 7 de 7): APRENDIZAGEM DO-IT-YOURSELF (DIY)!
Continuar LendoPublicado em 07/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 6 de 7): TRANSLANGUAGING!
Continuar LendoPublicado em 04/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 5 de 7): APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS!
Continuar LendoPublicado em 20/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 2 de 7): REALIDADE AUMENTADA
Continuar LendoPublicado em 23/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 3 de 7): PLATAFORMAS DIGITAIS!
Continuar LendoPublicado em 16/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 1 de 7): O FUTURO É O PRESENTE
Continuar LendoPublicado em 21/12/2021
A SUA ESCOLA TEM UMA ESTRUTURA DE APOIO SOCIOEMOCIONAL EFETIVA PARA LIDAR COM A RETOMADA ESCOLAR EM 2022?
Continuar LendoPublicado em 17/12/2021
Redes Educacionais com Metodologias Padronizadas Avançam no Cenário Educacional
Continuar LendoPublicado em 14/12/2021
O NOVO MERCADO EDUCACIONAL: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA PARA SUA ESCOLA
Continuar LendoPublicado em 03/12/2021
AÇÕES COMUNITÁRIAS: UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO PARA SUA ESCOLA
Continuar LendoPublicado em 30/11/2021
UM NOVO CRITÉRIO DE ESCOLHA DA ESCOLA PELOS PAIS: SEGURANÇA SANITÁRIA
Continuar LendoPublicado em 26/11/2021
COMO OS ALUNOS E PAIS ESTÃO ESCOLHENDO UMA ESCOLA PÓS-PANDEMIA?
Continuar LendoPublicado em 17/11/2021
O PAPEL DO PROFESSOR NO NOVO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO ESCOLAR
Continuar LendoPublicado em 09/11/2021
NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL: CRESCE O INTERESSE POR COLÉGIOS COM PROJETOS EDUCACIONAIS BILÍNGUES
Continuar LendoPublicado em 29/10/2021
AÇÕES INCLUSIVAS, MAIS DO QUE NUNCA, DEVEM ESTAR NA PAUTA ESCOLAR
Continuar LendoPublicado em 17/09/2021
APROVEITE A OPORTUNIDADE DA EVASÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE IDIOMAS
Continuar LendoPublicado em 31/08/2021
CRIANÇAS NA EUROPA COMEÇAM A APRENDER LÍNGUAS CADA VEZ MAIS CEDO. E NA SUA ESCOLA?
Continuar LendoPublicado em 24/08/2021
MERCADO DE CURSOS DE IDIOMAS: NÃO DEIXE SUA ESCOLA FORA DESTA TENDÊNCIA
Continuar LendoPublicado em 20/08/2021
O APRENDIZADO DE INGLÊS COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO ESTÁ FORA DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS E ESTÁ DENTRO DA SUA ESCOLA!
Continuar LendoPublicado em 10/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 4 de 4)
Continuar LendoPublicado em 06/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 3 de 4)
Continuar LendoPublicado em 30/07/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 1 de 4)
Continuar LendoPublicado em 03/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 2 de 4)
Continuar LendoPublicado em 02/07/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2021 (post 6 de 6)
Continuar LendoPublicado em 25/05/2021
OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 2 de 2)
Continuar LendoPublicado em 21/05/2021
OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 1 de 2)
Continuar LendoPublicado em 26/02/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 1)
Continuar LendoPublicado em 05/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 2)
Continuar LendoPublicado em 12/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 3)
Continuar LendoPublicado em 19/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 4)
Continuar LendoPublicado em 26/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 3)
Continuar LendoPublicado em 19/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 2)
Continuar LendoPublicado em 08/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 1)
Continuar LendoPublicado em 10/02/2021
Novas Diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação para Escolas Bilíngues
Continuar Lendocontato@bilingualminds.com.br