Nosso Blog

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 3 de 3)

Nesta entrevista do autor e pesquisador Paulo Fochi para a revista Educação, ele decupa o quadro da educação infantil no país em três partes essenciais para o entendimento dessa realidade.

 

PARTE III: O DESAFIO DO PROJETO

Você atuou como um dos consultores do MEC para a construção do Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil. A BNCC representou um avanço?

“Como qualquer outro documento, a BNCC tem um limite em si, pois é só um documento. Se esse documento não for pensado em termos de implementação, não vai trazer resultado. Pior: passa por uma interpretação e corre o risco de chegar àquilo que se chama de nominalismo pedagógico, ou seja, que atualiza os termos, mas não faz a mudança da prática. Foi o que aconteceu com a BNCC. Estamos completando agora os primeiros cinco anos e não temos dados consistentes para analisar por duas razões: primeiro, porque a própria homologação se deu no meio de um golpe parlamentar, então a agenda política atravessou e criou desvios.”

“O segundo é que ao término da sua implementação, quando começa o processo de colaboração com os municípios, para pensar a implementação e elaboração dos documentos estaduais municipais, veio o desastroso governo Bolsonaro, o MEC para de funcionar. Então, a gente está chegando a cinco anos da homologação e não teve um projeto de implementação.” 

“Muitos estados e municípios se viram na urgência de produzir a discussão curricular em nível local, e isso gerou documentos que são cópia ou uma interpretação atrapalhada do texto nacional. Mas há exceções, bons exemplos que deveriam ser reunidos para se pensar nos próximos cinco anos. Aí sim, nós teríamos condições de conhecer sobre o que a base contribuiu e em que precisa ser revista.”

A relação entre um projeto de educação e o de sociedade parece esquecida. Não é preciso aumentar o diálogo com todos?

“Precisamos recuperar e construir juntos o entendimento de que toda a sociedade deveria estar preocupada com a escola, quem tem filho e quem não tem, quem já passou pela escola e quem não teve o mesmo direito. Isso deveria ser uma pauta de todos, das empresas, da mídia, dos políticos, sindicatos. É preciso pensar a educação não como voluntariado, benesse, mas como investimento na construção de uma sociedade mais digna, justa, respeitosa. Um projeto pedagógico é um projeto civilizatório. Isso aconteceu no mundo devastado pela Primeira Guerra, na Europa, com a utopia de uma escola para pensar a construção da sociedade, de uma nova prática pedagógica para formar pessoas não obedientes, mas com criticidade, capacidade de reflexão, criatividade para buscar soluções – estamos falando de 100 anos atrás, e não é diferente agora.”

E quais seriam os desafios de hoje?

“Talvez agora precisemos acrescentar novas problemáticas, como saber discernir no excesso de informações que vivemos. Como deve ser o ato político de proteger a capacidade de imaginar e não ficar repetindo trends de TikTok, padrões viralizados na internet que vão rompendo nossa possibilidade imaginativa? Proteger a imaginação é um ato político. Proteger a imaginação é proteger a capacidade de ver novos mundos. Ailton Krenak diz que narrar histórias talvez seja uma forma de adiar o fim do mundo. O desafio é o mesmo de 100 anos atrás, interromper a possibilidade de uma sociedade colapsar.”

No Brasil, ainda temos um longo caminho pela frente…

“Estamos falando de escola, mas precisamos ampliar também a nossa compreensão de serviços para a primeira infância. Na Itália e na Espanha, por exemplo, a creche é apenas um dos serviços para a primeira infância, que são complementados por investimentos em um trabalho maravilhoso com teatro, arte, música, centros para as famílias, acesso a livros. A gente vê uma sociedade inteira falando das crianças e seus direitos à escola de qualidade, à cidadania, à beleza, à proteção, ao cuidado. Nos falta muito, como sociedade, reconhecer a criança como esse sujeito de direitos.”

“Nós deveríamos questionar a presença de crianças num comercial de banco, a sua exposição nas redes sociais, problematizar a presença da criança na rua pedindo comida, vendendo panos na Vila Madalena, no Jardim Europa [bairros nobres de SP]. A gente não pode achar isso natural. Precisamos falar dos direitos das crianças para a construção de uma sociedade diferente, porque desde a infância essa sociedade tem de ser repensada.”

Confira outras Notícias

Publicado em 23/01/2024

Reforma do Novo Ensino Médio: o Brasil não perde uma oportunidade de perder oportunidades

Continuar Lendo

Publicado em 08/11/2023

"UNDERSTANDING CULTURAL DIFFERENCES"

Continuar Lendo

Publicado em 01/09/2023

5 REASONS WHY EXPLORING NEW CULTURES IS THE BEST PART OF TRAVELING

Continuar Lendo

Publicado em 28/08/2023

COPING WITH CULTURE SHOCK

Continuar Lendo

Publicado em 17/08/2023

“APRENDA O IDIOMA ANTES DA SUA PRÓXIMA VIAGEM”

Continuar Lendo

Publicado em 11/07/2023

O ESTUDO DO INGLÊS NA ÁREA DO DIREITO

Continuar Lendo

Publicado em 04/07/2023

“LAW IS MORE THAN EVER THE NECESSARY LANGUAGE OF GLOBALIZATION”

Continuar Lendo

Publicado em 20/06/2023

Do compliance officers have to speak English?

Continuar Lendo

Publicado em 13/06/2023

3 WAYS AN INTERNATIONAL LAWYER CAN PRACTICE LAW IN THE US

Continuar Lendo

Publicado em 05/06/2023

WHY LEARN LEGAL ENGLISH

Continuar Lendo

Publicado em 30/05/2023

LEGAL TERMINOLOGY: 3 GENERAL CATEGORIES

Continuar Lendo

Publicado em 25/05/2023

WHAT IS LEGAL ENGLISH?

Continuar Lendo

Publicado em 28/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 3 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 25/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 18/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/03/2023

STORYTELLING AND CULTURAL TRADITIONS (Post 2 of 2)

Continuar Lendo

Publicado em 21/03/2023

STORYTELLING AND CULTURAL TRADITIONS (Post 1 of 2)

Continuar Lendo

Publicado em 17/03/2023

JAMES MARTIN: SÍNDROME DE DOWN E UM OSCAR

Continuar Lendo

Publicado em 14/03/2023

FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” AINDA DIALOGA COM A REALIDADE

Continuar Lendo

Publicado em 17/02/2023

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 14/02/2023

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 07/02/2023

ChatGPT: A revolução da inteligência artificial

Continuar Lendo

Publicado em 27/01/2023

METAVERSO E ESCOLAS (Parte II)

Continuar Lendo

Publicado em 24/01/2023

METAVERSO E ESCOLAS (Parte I)

Continuar Lendo

Publicado em 02/12/2022

SEIS RAZÕES PARA USAR UM SISTEMA “WHITE LABEL”

Continuar Lendo

Publicado em 17/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 7 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 08/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 11/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 28/10/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 01/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 04/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 25/10/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 13/09/2022

POR QUE APRENDER IDIOMAS

Continuar Lendo

Publicado em 19/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Dos conteúdos para as competências.

Continuar Lendo

Publicado em 15/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Das unidades curriculares à carga horária.

Continuar Lendo

Publicado em 12/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Saindo da teoria.

Continuar Lendo

Publicado em 08/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Desdobramentos.

Continuar Lendo

Publicado em 29/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 5 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 25/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 4 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 22/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 3 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 18/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 2 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 15/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (Post 1 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 12/05/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 7 de 7): APRENDIZAGEM DO-IT-YOURSELF (DIY)!

Continuar Lendo

Publicado em 07/05/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 6 de 7): TRANSLANGUAGING!

Continuar Lendo

Publicado em 04/05/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 5 de 7): APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS!

Continuar Lendo

Publicado em 27/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILINGUE (Post 4 de 7): MINDFULNESS

Continuar Lendo

Publicado em 20/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 2 de 7): REALIDADE AUMENTADA

Continuar Lendo

Publicado em 23/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 3 de 7): PLATAFORMAS DIGITAIS!

Continuar Lendo

Publicado em 16/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 1 de 7): O FUTURO É O PRESENTE

Continuar Lendo

Publicado em 29/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 3 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 25/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 7 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 18/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 08/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 11/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 01/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 28/01/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 25/01/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 21/12/2021

A SUA ESCOLA TEM UMA ESTRUTURA DE APOIO SOCIOEMOCIONAL EFETIVA PARA LIDAR COM A RETOMADA ESCOLAR EM 2022?

Continuar Lendo

Publicado em 17/12/2021

Redes Educacionais com Metodologias Padronizadas Avançam no Cenário Educacional

Continuar Lendo

Publicado em 14/12/2021

O NOVO MERCADO EDUCACIONAL: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA PARA SUA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 07/12/2021

ESCOLAS E O “NOVO” VIRTUAL

Continuar Lendo

Publicado em 03/12/2021

AÇÕES COMUNITÁRIAS: UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO PARA SUA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 30/11/2021

UM NOVO CRITÉRIO DE ESCOLHA DA ESCOLA PELOS PAIS: SEGURANÇA SANITÁRIA

Continuar Lendo

Publicado em 26/11/2021

COMO OS ALUNOS E PAIS ESTÃO ESCOLHENDO UMA ESCOLA PÓS-PANDEMIA?

Continuar Lendo

Publicado em 17/11/2021

O PAPEL DO PROFESSOR NO NOVO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO ESCOLAR

Continuar Lendo

Publicado em 09/11/2021

NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL: CRESCE O INTERESSE POR COLÉGIOS COM PROJETOS EDUCACIONAIS BILÍNGUES

Continuar Lendo

Publicado em 03/11/2021

REPENSAR A DIGITALIZAÇÃO DA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 29/10/2021

AÇÕES INCLUSIVAS, MAIS DO QUE NUNCA, DEVEM ESTAR NA PAUTA ESCOLAR

Continuar Lendo

Publicado em 05/10/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 4 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 01/10/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 3 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 29/09/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 2 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 24/09/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 1 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 17/09/2021

APROVEITE A OPORTUNIDADE DA EVASÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE IDIOMAS

Continuar Lendo

Publicado em 31/08/2021

CRIANÇAS NA EUROPA COMEÇAM A APRENDER LÍNGUAS CADA VEZ MAIS CEDO. E NA SUA ESCOLA?

Continuar Lendo

Publicado em 24/08/2021

MERCADO DE CURSOS DE IDIOMAS: NÃO DEIXE SUA ESCOLA FORA DESTA TENDÊNCIA

Continuar Lendo

Publicado em 20/08/2021

O APRENDIZADO DE INGLÊS COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO ESTÁ FORA DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS E ESTÁ DENTRO DA SUA ESCOLA!

Continuar Lendo

Publicado em 10/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 4 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 06/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 3 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 30/07/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 1 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 03/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 2 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 23/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 7 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 21/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 19/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 16/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 14/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 12/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 09/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 02/07/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2021 (post 6 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 08/06/2021

CHECKLIST PARA UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE EFICAZ

Continuar Lendo

Publicado em 01/06/2021

LIÇÕES DA PANDEMIA PARA UMA SALA DE AULA PÓS-COVID-19

Continuar Lendo

Publicado em 25/05/2021

OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 2 de 2)

Continuar Lendo

Publicado em 21/05/2021

OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 1 de 2)

Continuar Lendo

Publicado em 26/02/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 1)

Continuar Lendo

Publicado em 19/02/2021

EDUCAÇÃO EM UM MUNDO PÓS-COVID

Continuar Lendo

Publicado em 05/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 2)

Continuar Lendo

Publicado em 12/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 3)

Continuar Lendo

Publicado em 19/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 4)

Continuar Lendo

Publicado em 12/02/2021

Você sente que está com poucas ideias novas?

Continuar Lendo

Publicado em 26/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 3)

Continuar Lendo

Publicado em 19/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 2)

Continuar Lendo

Publicado em 08/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 1)

Continuar Lendo

Publicado em 10/02/2021

Novas Diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação para Escolas Bilíngues

Continuar Lendo

Publicado em 02/02/2021

Design Thinking para Educadores

Continuar Lendo

Publicado em 22/12/2020

Dicas para não acabar com uma aula online

Continuar Lendo

Publicado em 15/12/2020

Os Benefícios da Mente Bilingue

Continuar Lendo

Publicado em 11/12/2020

Encontre seu lugar no Ecossistema

Continuar Lendo

Fale Conosco

Se ficou alguma dúvida, deseja solicitar um orçamento ou uma visita, utilize o formulário abaixo

Digite sua mensagem.

contato@bilingualminds.com.br