Durante a quarentena na pandemia, com mais ou menos eficiência, foi a tecnologia que permitiu o aprendizado. Mas, depois de tanto ensino remoto, que espaço a tecnologia deve ter na educação e que peso as famílias devem dar para isso na escolha de uma escola?
Ideias como restringir o uso do celular – comum antes do coronavírus abalar o ecossistema educacional – já estão ultrapassadas. Por outro lado, é preciso achar um equilíbrio para que o uso de recursos tecnológicos favoreça o trabalho pedagógico e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
A pergunta que devemos fazer é: o que manter no uso de recursos digitais na educação básica? Podemos encontrar esta resposta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento com as diretrizes para a educação básica no País ressalta o potencial das tecnologias em promover a autonomia dos estudantes. No texto da BNCC isso se traduz em “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” Isso vale do infantil ao ensino médio, e as ferramentas devem ser adequadas às faixas etárias.
Esta orientação pode ser fonte de inspiração para a organização dos currículos e nortear os itinerários formativos do novo ensino médio. Além disso, a orientação sobre o uso da tecnologia pode contribuir no desenvolvimento de novos projetos dentro da escola. Por exemplo, você já pensou em ter em sua escola:
1. O uso da tecnologia para o suporte aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) na comunidade escolar;
2. Um Laboratório de Empreendedorismo Digital; ou,
3. Monitoramento Ambiental
A Bilingual Minds entende que os dispositivos digitais não devem ser restringidos, mas sim usados como um meio para o aprendizado. Gostaria de conversar mais sobre isso?
Publicado em 23/01/2024
Reforma do Novo Ensino Médio: o Brasil não perde uma oportunidade de perder oportunidades
Continuar LendoPublicado em 01/09/2023
5 REASONS WHY EXPLORING NEW CULTURES IS THE BEST PART OF TRAVELING
Continuar LendoPublicado em 04/07/2023
“LAW IS MORE THAN EVER THE NECESSARY LANGUAGE OF GLOBALIZATION”
Continuar LendoPublicado em 28/04/2023
IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 3 de 3)
Continuar LendoPublicado em 25/04/2023
IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 2 de 3)
Continuar LendoPublicado em 18/04/2023
IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 1 de 3)
Continuar LendoPublicado em 14/03/2023
FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” AINDA DIALOGA COM A REALIDADE
Continuar LendoPublicado em 15/07/2022
NOVO ENSINO MÉDIO: Das unidades curriculares à carga horária.
Continuar LendoPublicado em 29/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 5 de 6)
Continuar LendoPublicado em 25/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 4 de 6)
Continuar LendoPublicado em 22/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 3 de 6)
Continuar LendoPublicado em 18/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 2 de 6)
Continuar LendoPublicado em 15/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (Post 1 de 6)
Continuar LendoPublicado em 12/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 7 de 7): APRENDIZAGEM DO-IT-YOURSELF (DIY)!
Continuar LendoPublicado em 07/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 6 de 7): TRANSLANGUAGING!
Continuar LendoPublicado em 04/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 5 de 7): APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS!
Continuar LendoPublicado em 20/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 2 de 7): REALIDADE AUMENTADA
Continuar LendoPublicado em 23/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 3 de 7): PLATAFORMAS DIGITAIS!
Continuar LendoPublicado em 16/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 1 de 7): O FUTURO É O PRESENTE
Continuar LendoPublicado em 21/12/2021
A SUA ESCOLA TEM UMA ESTRUTURA DE APOIO SOCIOEMOCIONAL EFETIVA PARA LIDAR COM A RETOMADA ESCOLAR EM 2022?
Continuar LendoPublicado em 17/12/2021
Redes Educacionais com Metodologias Padronizadas Avançam no Cenário Educacional
Continuar LendoPublicado em 14/12/2021
O NOVO MERCADO EDUCACIONAL: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA PARA SUA ESCOLA
Continuar LendoPublicado em 03/12/2021
AÇÕES COMUNITÁRIAS: UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO PARA SUA ESCOLA
Continuar LendoPublicado em 30/11/2021
UM NOVO CRITÉRIO DE ESCOLHA DA ESCOLA PELOS PAIS: SEGURANÇA SANITÁRIA
Continuar LendoPublicado em 26/11/2021
COMO OS ALUNOS E PAIS ESTÃO ESCOLHENDO UMA ESCOLA PÓS-PANDEMIA?
Continuar LendoPublicado em 17/11/2021
O PAPEL DO PROFESSOR NO NOVO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO ESCOLAR
Continuar LendoPublicado em 09/11/2021
NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL: CRESCE O INTERESSE POR COLÉGIOS COM PROJETOS EDUCACIONAIS BILÍNGUES
Continuar LendoPublicado em 29/10/2021
AÇÕES INCLUSIVAS, MAIS DO QUE NUNCA, DEVEM ESTAR NA PAUTA ESCOLAR
Continuar LendoPublicado em 17/09/2021
APROVEITE A OPORTUNIDADE DA EVASÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE IDIOMAS
Continuar LendoPublicado em 31/08/2021
CRIANÇAS NA EUROPA COMEÇAM A APRENDER LÍNGUAS CADA VEZ MAIS CEDO. E NA SUA ESCOLA?
Continuar LendoPublicado em 24/08/2021
MERCADO DE CURSOS DE IDIOMAS: NÃO DEIXE SUA ESCOLA FORA DESTA TENDÊNCIA
Continuar LendoPublicado em 20/08/2021
O APRENDIZADO DE INGLÊS COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO ESTÁ FORA DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS E ESTÁ DENTRO DA SUA ESCOLA!
Continuar LendoPublicado em 10/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 4 de 4)
Continuar LendoPublicado em 06/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 3 de 4)
Continuar LendoPublicado em 30/07/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 1 de 4)
Continuar LendoPublicado em 03/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 2 de 4)
Continuar LendoPublicado em 02/07/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2021 (post 6 de 6)
Continuar LendoPublicado em 25/05/2021
OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 2 de 2)
Continuar LendoPublicado em 21/05/2021
OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 1 de 2)
Continuar LendoPublicado em 26/02/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 1)
Continuar LendoPublicado em 05/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 2)
Continuar LendoPublicado em 12/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 3)
Continuar LendoPublicado em 19/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 4)
Continuar LendoPublicado em 26/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 3)
Continuar LendoPublicado em 19/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 2)
Continuar LendoPublicado em 08/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 1)
Continuar LendoPublicado em 10/02/2021
Novas Diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação para Escolas Bilíngues
Continuar Lendocontato@bilingualminds.com.br