Nosso Blog

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 7 de 7)

PARADOXO 2: OS ALUNOS APRENDEM MAIS QUANDO TÊM MENOS PROVAS E TESTES

 

Estudantes finlandeses não precisam se preocupar com provas: seu sistema educacional não acredita na eficácia de uma alta frequência de provas e testes, que por isso são aplicados com pouca regularidade. Apesar disso, a Finlândia brilha nos rankings globais de educação, ao lado dos países com melhor desempenho escolar do mundo.

 

Milagre? A filosofia finlandesa é de que o foco principal dos professores deve ser ajudar os alunos a aprender sem ansiedade, a criar e a desenvolver a curiosidade natural, e não simplesmente a passar em provas. "A pressão do modelo tradicional de ensino traz consequências dramáticas para os alunos, como o medo, o tédio e o receio de correr riscos", afirma o educador Pasi Sahlberg.

 

Relatórios do PISA indicam que apenas 7% dos alunos finlandeses sentem-se ansiosos ao estudar matemática. Já no rígido sistema de ensino do Japão, que ostenta altos níveis de desempenho escolar enquanto registra recordes de suicídio entre estudantes, esse índice chega a 52%.

 

Nas salas de aula da escola Viikki, o ambiente é tranquilo e descontraído. Não há uniformes escolares, e os alunos estudam descalços – refletindo o clima das casas escandinavas, onde ninguém usa sapatos.

 

A escola primária é praticamente uma época livre de testes. A fim de evitar que as crianças sejam categorizadas de acordo com sua performance, o sistema finlandês virtualmente aboliu a avaliação por notas escolares nos cinco primeiros anos da Peruskoulu.

 

Nos anos seguintes, a avaliação é feita com base em testes elaborados pelo professor e no desempenho do aluno em sala de aula, além de uma ampla avaliação de cada estudante realizada coletivamente pelos professores ao fim de cada semestre.

 

Os que precisam de maior assistência no ensino recebem atenção particular: a filosofia finlandesa preza a crença de que todas as crianças têm o potencial de aprender, se tiverem apoio e oportunidades adequadas.

 

O magistério na Finlândia tornou-se uma carreira de prestígio. A cada primavera, milhares de jovens se candidatam a uma vaga para estudar nos departamentos de formação de professores das universidades da Finlândia.

 

Mas apenas os melhores e mais preparados estudantes podem se tornar professores: no exigente sistema finlandês, apenas cerca de 10% dos candidatos são em geral aprovados para cursar o obrigatório mestrado na universidade.

 

Obter um mestrado tornou-se a qualificação básica e obrigatória de um professor para poder ensinar nas escolas finlandesas - mesmo na educação pré-escolar.

 

As inovações continuam: o currículo escolar adotado em 2016 criou, por exemplo, o ensino baseado em fenômenos ou projetos, que atualiza a tradicional divisão por matérias e dá mais espaço para que determinados temas - como, por exemplo, a Segunda Guerra Mundial - sejam trabalhados conjuntamente por professores de diferentes disciplinas.

 

Todos os aspectos por trás do sucesso finlandês parecem ser, assim, o oposto do que se faz na maior parte do mundo, onde a competição, a alta carga de provas e aulas, a uniformização do ensino e a privatização são via de regra os princípios dominantes.

 

"Exercer controles rígidos sobre as escolas e os alunos, pagar os professores com base no desempenho dos estudantes, entregar a liderança das escolas a especialistas em gerenciamento ou converter escolas públicas em privadas são ideias que não têm lugar no repertório finlandês de desenvolvimento da educação", diz o educador Pasi Sahlberg.

 

Sahlberg resume assim o pensamento finlandês sobre a educação pública de qualidade: "É uma obrigação moral, pois o bem-estar e em última análise a felicidade de um indivíduo depende do conhecimento, das aptidões e das visões de mundo que são proporcionadas por uma educação de qualidade. É também um imperativo econômico, uma vez que a riqueza das nações depende cada vez mais de know-how e conhecimento".

 

(Extraído do artigo de Claudia Wallin para a BBC News Brasil)

Confira outras Notícias

Publicado em 23/01/2024

Reforma do Novo Ensino Médio: o Brasil não perde uma oportunidade de perder oportunidades

Continuar Lendo

Publicado em 08/11/2023

"UNDERSTANDING CULTURAL DIFFERENCES"

Continuar Lendo

Publicado em 01/09/2023

5 REASONS WHY EXPLORING NEW CULTURES IS THE BEST PART OF TRAVELING

Continuar Lendo

Publicado em 28/08/2023

COPING WITH CULTURE SHOCK

Continuar Lendo

Publicado em 17/08/2023

“APRENDA O IDIOMA ANTES DA SUA PRÓXIMA VIAGEM”

Continuar Lendo

Publicado em 11/07/2023

O ESTUDO DO INGLÊS NA ÁREA DO DIREITO

Continuar Lendo

Publicado em 04/07/2023

“LAW IS MORE THAN EVER THE NECESSARY LANGUAGE OF GLOBALIZATION”

Continuar Lendo

Publicado em 20/06/2023

Do compliance officers have to speak English?

Continuar Lendo

Publicado em 13/06/2023

3 WAYS AN INTERNATIONAL LAWYER CAN PRACTICE LAW IN THE US

Continuar Lendo

Publicado em 05/06/2023

WHY LEARN LEGAL ENGLISH

Continuar Lendo

Publicado em 30/05/2023

LEGAL TERMINOLOGY: 3 GENERAL CATEGORIES

Continuar Lendo

Publicado em 25/05/2023

WHAT IS LEGAL ENGLISH?

Continuar Lendo

Publicado em 28/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 3 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 25/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 18/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/03/2023

STORYTELLING AND CULTURAL TRADITIONS (Post 2 of 2)

Continuar Lendo

Publicado em 21/03/2023

STORYTELLING AND CULTURAL TRADITIONS (Post 1 of 2)

Continuar Lendo

Publicado em 17/03/2023

JAMES MARTIN: SÍNDROME DE DOWN E UM OSCAR

Continuar Lendo

Publicado em 14/03/2023

FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” AINDA DIALOGA COM A REALIDADE

Continuar Lendo

Publicado em 24/02/2023

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 3 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 17/02/2023

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 14/02/2023

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 07/02/2023

ChatGPT: A revolução da inteligência artificial

Continuar Lendo

Publicado em 27/01/2023

METAVERSO E ESCOLAS (Parte II)

Continuar Lendo

Publicado em 24/01/2023

METAVERSO E ESCOLAS (Parte I)

Continuar Lendo

Publicado em 02/12/2022

SEIS RAZÕES PARA USAR UM SISTEMA “WHITE LABEL”

Continuar Lendo

Publicado em 08/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 11/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 28/10/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 01/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 04/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 25/10/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 13/09/2022

POR QUE APRENDER IDIOMAS

Continuar Lendo

Publicado em 19/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Dos conteúdos para as competências.

Continuar Lendo

Publicado em 15/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Das unidades curriculares à carga horária.

Continuar Lendo

Publicado em 12/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Saindo da teoria.

Continuar Lendo

Publicado em 08/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Desdobramentos.

Continuar Lendo

Publicado em 29/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 5 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 25/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 4 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 22/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 3 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 18/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 2 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 15/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (Post 1 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 12/05/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 7 de 7): APRENDIZAGEM DO-IT-YOURSELF (DIY)!

Continuar Lendo

Publicado em 07/05/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 6 de 7): TRANSLANGUAGING!

Continuar Lendo

Publicado em 04/05/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 5 de 7): APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS!

Continuar Lendo

Publicado em 27/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILINGUE (Post 4 de 7): MINDFULNESS

Continuar Lendo

Publicado em 20/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 2 de 7): REALIDADE AUMENTADA

Continuar Lendo

Publicado em 23/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 3 de 7): PLATAFORMAS DIGITAIS!

Continuar Lendo

Publicado em 16/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 1 de 7): O FUTURO É O PRESENTE

Continuar Lendo

Publicado em 29/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 3 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 25/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 7 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 18/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 08/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 11/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 01/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 28/01/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 25/01/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 21/12/2021

A SUA ESCOLA TEM UMA ESTRUTURA DE APOIO SOCIOEMOCIONAL EFETIVA PARA LIDAR COM A RETOMADA ESCOLAR EM 2022?

Continuar Lendo

Publicado em 17/12/2021

Redes Educacionais com Metodologias Padronizadas Avançam no Cenário Educacional

Continuar Lendo

Publicado em 14/12/2021

O NOVO MERCADO EDUCACIONAL: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA PARA SUA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 07/12/2021

ESCOLAS E O “NOVO” VIRTUAL

Continuar Lendo

Publicado em 03/12/2021

AÇÕES COMUNITÁRIAS: UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO PARA SUA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 30/11/2021

UM NOVO CRITÉRIO DE ESCOLHA DA ESCOLA PELOS PAIS: SEGURANÇA SANITÁRIA

Continuar Lendo

Publicado em 26/11/2021

COMO OS ALUNOS E PAIS ESTÃO ESCOLHENDO UMA ESCOLA PÓS-PANDEMIA?

Continuar Lendo

Publicado em 17/11/2021

O PAPEL DO PROFESSOR NO NOVO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO ESCOLAR

Continuar Lendo

Publicado em 09/11/2021

NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL: CRESCE O INTERESSE POR COLÉGIOS COM PROJETOS EDUCACIONAIS BILÍNGUES

Continuar Lendo

Publicado em 03/11/2021

REPENSAR A DIGITALIZAÇÃO DA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 29/10/2021

AÇÕES INCLUSIVAS, MAIS DO QUE NUNCA, DEVEM ESTAR NA PAUTA ESCOLAR

Continuar Lendo

Publicado em 05/10/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 4 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 01/10/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 3 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 29/09/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 2 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 24/09/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 1 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 17/09/2021

APROVEITE A OPORTUNIDADE DA EVASÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE IDIOMAS

Continuar Lendo

Publicado em 31/08/2021

CRIANÇAS NA EUROPA COMEÇAM A APRENDER LÍNGUAS CADA VEZ MAIS CEDO. E NA SUA ESCOLA?

Continuar Lendo

Publicado em 24/08/2021

MERCADO DE CURSOS DE IDIOMAS: NÃO DEIXE SUA ESCOLA FORA DESTA TENDÊNCIA

Continuar Lendo

Publicado em 20/08/2021

O APRENDIZADO DE INGLÊS COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO ESTÁ FORA DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS E ESTÁ DENTRO DA SUA ESCOLA!

Continuar Lendo

Publicado em 10/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 4 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 06/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 3 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 30/07/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 1 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 03/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 2 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 23/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 7 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 21/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 19/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 16/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 14/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 12/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 09/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 02/07/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2021 (post 6 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 08/06/2021

CHECKLIST PARA UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE EFICAZ

Continuar Lendo

Publicado em 01/06/2021

LIÇÕES DA PANDEMIA PARA UMA SALA DE AULA PÓS-COVID-19

Continuar Lendo

Publicado em 25/05/2021

OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 2 de 2)

Continuar Lendo

Publicado em 21/05/2021

OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 1 de 2)

Continuar Lendo

Publicado em 26/02/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 1)

Continuar Lendo

Publicado em 19/02/2021

EDUCAÇÃO EM UM MUNDO PÓS-COVID

Continuar Lendo

Publicado em 05/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 2)

Continuar Lendo

Publicado em 12/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 3)

Continuar Lendo

Publicado em 19/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 4)

Continuar Lendo

Publicado em 12/02/2021

Você sente que está com poucas ideias novas?

Continuar Lendo

Publicado em 26/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 3)

Continuar Lendo

Publicado em 19/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 2)

Continuar Lendo

Publicado em 08/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 1)

Continuar Lendo

Publicado em 10/02/2021

Novas Diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação para Escolas Bilíngues

Continuar Lendo

Publicado em 02/02/2021

Design Thinking para Educadores

Continuar Lendo

Publicado em 22/12/2020

Dicas para não acabar com uma aula online

Continuar Lendo

Publicado em 15/12/2020

Os Benefícios da Mente Bilingue

Continuar Lendo

Publicado em 11/12/2020

Encontre seu lugar no Ecossistema

Continuar Lendo

Fale Conosco

Se ficou alguma dúvida, deseja solicitar um orçamento ou uma visita, utilize o formulário abaixo

Digite sua mensagem.

contato@bilingualminds.com.br