Nosso Blog

METAVERSO E ESCOLAS (Parte I)

“O UNIVERSO, O VERSO E O METAVERSO”

 

Este artigo de Alexandre Sayad para a revista Educação aborda a agilidade que as escolas precisam para acompanhar o tempo em que vivemos.

 

Onde há neologismo, há fogo.

Ao mesmo tempo que países da América Latina e Caribe ainda articulam por internet de banda larga em escolas e comunidades e tentam avançar nos índices de proficiência de leitura de seus estudantes, é no calor algorítmico do Vale do Silício, Califórnia, EUA, que um novo patamar de linguagem e tecnologia se desenvolve a passos largos. Enquanto isso, no forno dos dicionários, os mesmos que vão servir como fonte àqueles estudantes, o neologismo “metaverso” é forjado com esmero.

Dentro do ciclo arte-vida, o termo surgiu pela primeira vez em 1992 no romance “cyberpunk” chamado SnowCras”, do norte-americano Neal Stephenson.  Para compreender o que o metaverso significa, temos que subverter nosso próprio entendimento sobre o que é real e do que e como é composta a realidade.

Transformar a realidade

A palavra “verso”, segundo o dicionário Etimológico da Universidade de Oxford, vem de “verter” (transformar) a realidade em uma nova dimensão; no caso, a metáfora, dentro de um cântico. Tem origem latina, mas a raiz foi rapidamente incorporada ao tronco anglo-saxão.  Se o verso lança novos mundos na dura realidade, lapidados por nossa capacidade de criar analogias, o metaverso é seu reverso: vem trazer o que está para além dessa realidade, e de nossa metáfora. Brinca com o conceito de universo; pretensamente deseja ser um contraponto.

O metaverso é uma possibilidade, imersiva e combinada, dos mundos material e virtual. Um universo colaborativo (com camadas de tecnologias) em que interagimos com outras pessoas por meio das ferramentas de realidades aumentada e virtual seja em games, redes sociais ou outros programas e sites.

Esse mundo não é um exercício de futurismo. Ele já existe, ao mesmo tempo que não para de se aperfeiçoar e ser retocado conceitualmente. Os estudantes já fazem parte dele em jogos imersivos populares como o Roblox, o Minecraft, ou mesmo o Fortnite.

 

Metaespaço

O salto comercial ensaiado pelas gigantes “edtechs”, como o que o Facebook apostou recentemente, é conectar todos essemetaversos em um único espaço – uma única nuvem digital – com nome e CNPJ. Existe em curso uma disputa por domínio econômico e político do metaverso; ele já é parte do chamado capitalismo cognitivo. 

A principal distopia desse metaespaço é que todas as interações nele ocorridas são registradas e podem ser monitoradas ou rastreadas. Isso porque são, na sua natureza mais íntima, dados. Uma quantidade assombrosa que, mesmo diante da atual, é quase inimaginável e somente poderá ser interpretada com precisão por algo­ritmos de inteligência artificial. 

Mais do que compreendê-lo em profundidade, a educação formal precisa abraçar imediatamente o fenômeno do metaverso à luz do contemporâneo.

Como lidar com isso se há tanta desigualdade e questões urgentes anteriores a essa questão? Justamente quando tentamos delimitar as características da contemporaneidade, esbarramos, sobretudo, na simultaneidade e na impermanência; no caso, a ordem de surgimento de fenômenos como este não respeita a cronologia que esperamos. Não há antes, tampouco depois. Tudo muda o tempo todo, e as escolas precisam criar agilidade para acompanhar o tempo em que vivemos.

Afinal, sob a ótica da linguagem e do pensamento, o metaverso não é uma mera simulação. O pesquisador Rafael Zanatta tem brilhantemente trazido o conceito da semiótica de Charles Peirce para tentar explicar o que vivemos: a construção de uma realidade sob novos signos. Essa construção é permanente – porque a realidade é construída por meio da comunicação, no caso, em espaços híbridos. 

Caminhos para as práticas escolares

Nesse sentido, implicações do metaverso são reais e mais perceptíveis a cada dia. Algumas delas já surgem no escopo de políticas públicas:

• Como esse universo material e digital pode ampliar ou reduzir desigualdades sociais (a começar pelo acesso)?

• Como os valores de uma “cidadania global” podem tornar-se tangíveis no metaverso?

• Até que ponto o caráter colaborativo permite a existência ou manutenção de características culturais locais no metaverso? 

• Como se regula a privacidade de dados pessoais, ou seja, de movimentos e interações no metaverso? Quem é dono dessas informações?

• Como se dará a governança do metaverso?

Há, por ora, dois caminhos simples para que o currículo e as práticas escolares se debrucem junto com os estudantes sobre as implicações reais do metaverso.

Alternativas

O primeiro é incorporá-lo ao papel da chamada educação midiática, ou seja, o conjunto de habilidades ligadas à cidadania “para” e “com” as mídias. A partir do uso de games, por exemplo, as atividades de criação de novos mundos podem provocar discussões interessantes sobre o que faz ou não parte do real e quais são os direitos e deveres dos avatares. O Minecraft, de certa maneira, tem sido explorado dessa forma por educadores precursores como Francisco Tupy.

Aliás, desse mesmo escopo de ressignificação da realidade, há outra frutífera possibilidade. Talvez seja na fantasia, ou seja, na construção fictícia de narrativas, que o metaverso mais faça sentido e encontre funções educativas interessantes. Por exemplo, recriar o universo de Machado de Assis, um escritor negro da virada do século 19 para o 20, por meio de um universo virtual, mas verossímil, pode tornar-se uma experiência imersiva inesquecível. Desenvolver habilidades como a empatia se torna mais fácil. O metaverso pode assim se tornar uma extensão em três dimensões das obras de ficção da literatura. 

Esse é um caminho semelhante ao que exposições artísticas imersivas vinham seguindo antes da pandemia, como no caso de Vicent Van Gogh. Uma mostra imersiva rodou o mundo, passando pelo Brasil e servindo de porta de entrada para aqueles que conheciam mais superficialmente a obra do pintor holandês.

Alexandre Le Voci Sayad é jornalista e educador, diretor da ZeitGeist e co-chairman da UNESCO MIL Alliance

Confira outras Notícias

Publicado em 23/01/2024

Reforma do Novo Ensino Médio: o Brasil não perde uma oportunidade de perder oportunidades

Continuar Lendo

Publicado em 08/11/2023

"UNDERSTANDING CULTURAL DIFFERENCES"

Continuar Lendo

Publicado em 01/09/2023

5 REASONS WHY EXPLORING NEW CULTURES IS THE BEST PART OF TRAVELING

Continuar Lendo

Publicado em 28/08/2023

COPING WITH CULTURE SHOCK

Continuar Lendo

Publicado em 17/08/2023

“APRENDA O IDIOMA ANTES DA SUA PRÓXIMA VIAGEM”

Continuar Lendo

Publicado em 11/07/2023

O ESTUDO DO INGLÊS NA ÁREA DO DIREITO

Continuar Lendo

Publicado em 04/07/2023

“LAW IS MORE THAN EVER THE NECESSARY LANGUAGE OF GLOBALIZATION”

Continuar Lendo

Publicado em 20/06/2023

Do compliance officers have to speak English?

Continuar Lendo

Publicado em 13/06/2023

3 WAYS AN INTERNATIONAL LAWYER CAN PRACTICE LAW IN THE US

Continuar Lendo

Publicado em 05/06/2023

WHY LEARN LEGAL ENGLISH

Continuar Lendo

Publicado em 30/05/2023

LEGAL TERMINOLOGY: 3 GENERAL CATEGORIES

Continuar Lendo

Publicado em 25/05/2023

WHAT IS LEGAL ENGLISH?

Continuar Lendo

Publicado em 28/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 3 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 25/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 18/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/03/2023

STORYTELLING AND CULTURAL TRADITIONS (Post 2 of 2)

Continuar Lendo

Publicado em 21/03/2023

STORYTELLING AND CULTURAL TRADITIONS (Post 1 of 2)

Continuar Lendo

Publicado em 17/03/2023

JAMES MARTIN: SÍNDROME DE DOWN E UM OSCAR

Continuar Lendo

Publicado em 14/03/2023

FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” AINDA DIALOGA COM A REALIDADE

Continuar Lendo

Publicado em 24/02/2023

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 3 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 17/02/2023

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 14/02/2023

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 07/02/2023

ChatGPT: A revolução da inteligência artificial

Continuar Lendo

Publicado em 27/01/2023

METAVERSO E ESCOLAS (Parte II)

Continuar Lendo

Publicado em 02/12/2022

SEIS RAZÕES PARA USAR UM SISTEMA “WHITE LABEL”

Continuar Lendo

Publicado em 17/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 7 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 08/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 11/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 28/10/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 01/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 04/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 25/10/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 13/09/2022

POR QUE APRENDER IDIOMAS

Continuar Lendo

Publicado em 19/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Dos conteúdos para as competências.

Continuar Lendo

Publicado em 15/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Das unidades curriculares à carga horária.

Continuar Lendo

Publicado em 12/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Saindo da teoria.

Continuar Lendo

Publicado em 08/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Desdobramentos.

Continuar Lendo

Publicado em 29/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 5 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 25/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 4 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 22/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 3 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 18/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 2 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 15/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (Post 1 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 12/05/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 7 de 7): APRENDIZAGEM DO-IT-YOURSELF (DIY)!

Continuar Lendo

Publicado em 07/05/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 6 de 7): TRANSLANGUAGING!

Continuar Lendo

Publicado em 04/05/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 5 de 7): APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS!

Continuar Lendo

Publicado em 27/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILINGUE (Post 4 de 7): MINDFULNESS

Continuar Lendo

Publicado em 20/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 2 de 7): REALIDADE AUMENTADA

Continuar Lendo

Publicado em 23/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 3 de 7): PLATAFORMAS DIGITAIS!

Continuar Lendo

Publicado em 16/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 1 de 7): O FUTURO É O PRESENTE

Continuar Lendo

Publicado em 29/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 3 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 25/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 7 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 18/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 08/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 11/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 01/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 28/01/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 25/01/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 21/12/2021

A SUA ESCOLA TEM UMA ESTRUTURA DE APOIO SOCIOEMOCIONAL EFETIVA PARA LIDAR COM A RETOMADA ESCOLAR EM 2022?

Continuar Lendo

Publicado em 17/12/2021

Redes Educacionais com Metodologias Padronizadas Avançam no Cenário Educacional

Continuar Lendo

Publicado em 14/12/2021

O NOVO MERCADO EDUCACIONAL: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA PARA SUA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 07/12/2021

ESCOLAS E O “NOVO” VIRTUAL

Continuar Lendo

Publicado em 03/12/2021

AÇÕES COMUNITÁRIAS: UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO PARA SUA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 30/11/2021

UM NOVO CRITÉRIO DE ESCOLHA DA ESCOLA PELOS PAIS: SEGURANÇA SANITÁRIA

Continuar Lendo

Publicado em 26/11/2021

COMO OS ALUNOS E PAIS ESTÃO ESCOLHENDO UMA ESCOLA PÓS-PANDEMIA?

Continuar Lendo

Publicado em 17/11/2021

O PAPEL DO PROFESSOR NO NOVO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO ESCOLAR

Continuar Lendo

Publicado em 09/11/2021

NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL: CRESCE O INTERESSE POR COLÉGIOS COM PROJETOS EDUCACIONAIS BILÍNGUES

Continuar Lendo

Publicado em 03/11/2021

REPENSAR A DIGITALIZAÇÃO DA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 29/10/2021

AÇÕES INCLUSIVAS, MAIS DO QUE NUNCA, DEVEM ESTAR NA PAUTA ESCOLAR

Continuar Lendo

Publicado em 05/10/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 4 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 01/10/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 3 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 29/09/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 2 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 24/09/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 1 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 17/09/2021

APROVEITE A OPORTUNIDADE DA EVASÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE IDIOMAS

Continuar Lendo

Publicado em 31/08/2021

CRIANÇAS NA EUROPA COMEÇAM A APRENDER LÍNGUAS CADA VEZ MAIS CEDO. E NA SUA ESCOLA?

Continuar Lendo

Publicado em 24/08/2021

MERCADO DE CURSOS DE IDIOMAS: NÃO DEIXE SUA ESCOLA FORA DESTA TENDÊNCIA

Continuar Lendo

Publicado em 20/08/2021

O APRENDIZADO DE INGLÊS COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO ESTÁ FORA DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS E ESTÁ DENTRO DA SUA ESCOLA!

Continuar Lendo

Publicado em 10/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 4 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 06/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 3 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 30/07/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 1 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 03/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 2 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 23/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 7 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 21/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 19/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 16/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 14/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 12/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 09/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 02/07/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2021 (post 6 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 08/06/2021

CHECKLIST PARA UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE EFICAZ

Continuar Lendo

Publicado em 01/06/2021

LIÇÕES DA PANDEMIA PARA UMA SALA DE AULA PÓS-COVID-19

Continuar Lendo

Publicado em 25/05/2021

OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 2 de 2)

Continuar Lendo

Publicado em 21/05/2021

OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 1 de 2)

Continuar Lendo

Publicado em 26/02/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 1)

Continuar Lendo

Publicado em 19/02/2021

EDUCAÇÃO EM UM MUNDO PÓS-COVID

Continuar Lendo

Publicado em 05/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 2)

Continuar Lendo

Publicado em 12/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 3)

Continuar Lendo

Publicado em 19/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 4)

Continuar Lendo

Publicado em 12/02/2021

Você sente que está com poucas ideias novas?

Continuar Lendo

Publicado em 26/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 3)

Continuar Lendo

Publicado em 19/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 2)

Continuar Lendo

Publicado em 08/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 1)

Continuar Lendo

Publicado em 10/02/2021

Novas Diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação para Escolas Bilíngues

Continuar Lendo

Publicado em 02/02/2021

Design Thinking para Educadores

Continuar Lendo

Publicado em 22/12/2020

Dicas para não acabar com uma aula online

Continuar Lendo

Publicado em 15/12/2020

Os Benefícios da Mente Bilingue

Continuar Lendo

Publicado em 11/12/2020

Encontre seu lugar no Ecossistema

Continuar Lendo

Fale Conosco

Se ficou alguma dúvida, deseja solicitar um orçamento ou uma visita, utilize o formulário abaixo

Digite sua mensagem.

contato@bilingualminds.com.br