PARTE II: Impactos da Violência Escolar
A Dra. Aimee Daramus explica como a violência escolar pode afetar crianças e jovens que a cometem, sofrem, ou testemunham, assim como aos seus pais.
Impacto nas Crianças que Cometem Violência
Crianças ou jovens que foram vítimas de violência ou expostas a ela em algum grau, às vezes acreditam que se tornar violentos é a única maneira de estar seguros.
Quando cometem violência podem experimentar uma sensação de satisfação quando sua necessidade por força ou segurança é preenchida. No entanto, essa sensação não dura muito porque começam a temer punições ou vinganças, o que desencadeia raiva que por vezes leva a mais violência se tiverem medo do que possa acontecer se não se protegerem.
Essas crianças precisam de ajuda para quebrar esse ciclo. Elas precisam entender que violência pode ser temporariamente satisfatória, mas que vai levar a mais problemas.
Impacto nas Crianças Vítimas de Violência Escolar
Vítimas de violência escolar podem ficar fisicamente feridas, com cortes, arranhões, hematomas, ossos fraturados, feridas por armas de fogo, concussões, deficiências físicas ou mesmo morte.
Em termos emocionais, podem sofrer depressão, ansiedade ou raiva. Seu desempenho acadêmico pode decair, pela dificuldade de manter foco na escola quando só conseguem pensar em como evitar se machucar de novo.
A violência escolar é traumática e pode causar danos psicológicos consideráveis. Experiências traumáticas podem ser difíceis para adultos também. Entretanto, quando alguém cujo cérebro ainda não está totalmente desenvolvido passa por um trauma – especialmente se for prolongado – o seu cérebro pode entrar em “modo de sobrevivência”, o que afeta a sua atenção, concentração, controle emocional, e a sua saúde a longo prazo.
De acordo com um estudo de 2019, crianças que sofreram violência escolar correm riscos de transtornos de afetividade, abuso de álcool e drogas, obesidade, diabetes, câncer, doenças cardiológicas e problemas respiratórios por um longo tempo.
Quando mais grave tiver sido a experiência sofrida na infância, maior o risco para sua saúde física e mental na vida adulta.
Impacto em Crianças que Testemunham Violência Escolar
Crianças que testemunharam violência escolar podem sentir-se culpadas de ter assistido a ela e com medo demais para conseguir pará-la. Podem se sentir ameaçadas, e o seu cérebro pode reagir de maneira similar a uma criança que sofreu violência escolar.
Além disso, quando crianças sofrem ou testemunham traumas, as suas crenças básicas sobre a vida e as outras pessoas são frequentemente alteradas. Elas deixam de acreditar que o mundo é seguro, o que pode ser danoso para a sua saúde mental.
Para uma criança ser capaz de se cuidar quando vai ficando mais velha, ela precisa antes de se sentir segura e cuidada. Aprender a lidar com ameaças é uma lição avançada que precisa ser construída sobre uma base de segurança e autoconfiança.
Crianças que sofreram ou testemunharam violência escolar podem se beneficiar de terapia que as ajude a processar o trauma, controlar suas emoções e aprender as habilidades de como lidar com elas para se curar.
Impacto nos Pais
Os pais reagem à violência escolar de várias maneiras. Alguns encorajam seus filhos a fazer bullying com outras crianças, acreditando que violência é força. Alguns tentam ensinar seus filhos a agir de maneira que não atraiam bullying ou outros tipos de violência, mas isso também não funciona e pode fazer as crianças se sentirem culpadas por sofrer bullying.
Outros ainda são proativos e tentam trabalhar junto com a escola – ou mesmo desafiar a escola, se necessário – para tentar manter seus filhos seguros.
Publicado em 23/01/2024
Reforma do Novo Ensino Médio: o Brasil não perde uma oportunidade de perder oportunidades
Continuar LendoPublicado em 01/09/2023
5 REASONS WHY EXPLORING NEW CULTURES IS THE BEST PART OF TRAVELING
Continuar LendoPublicado em 04/07/2023
“LAW IS MORE THAN EVER THE NECESSARY LANGUAGE OF GLOBALIZATION”
Continuar LendoPublicado em 28/04/2023
IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 3 de 3)
Continuar LendoPublicado em 18/04/2023
IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 1 de 3)
Continuar LendoPublicado em 14/03/2023
FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” AINDA DIALOGA COM A REALIDADE
Continuar LendoPublicado em 15/07/2022
NOVO ENSINO MÉDIO: Das unidades curriculares à carga horária.
Continuar LendoPublicado em 29/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 5 de 6)
Continuar LendoPublicado em 25/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 4 de 6)
Continuar LendoPublicado em 22/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 3 de 6)
Continuar LendoPublicado em 18/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 2 de 6)
Continuar LendoPublicado em 15/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (Post 1 de 6)
Continuar LendoPublicado em 12/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 7 de 7): APRENDIZAGEM DO-IT-YOURSELF (DIY)!
Continuar LendoPublicado em 07/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 6 de 7): TRANSLANGUAGING!
Continuar LendoPublicado em 04/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 5 de 7): APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS!
Continuar LendoPublicado em 20/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 2 de 7): REALIDADE AUMENTADA
Continuar LendoPublicado em 23/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 3 de 7): PLATAFORMAS DIGITAIS!
Continuar LendoPublicado em 16/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 1 de 7): O FUTURO É O PRESENTE
Continuar LendoPublicado em 21/12/2021
A SUA ESCOLA TEM UMA ESTRUTURA DE APOIO SOCIOEMOCIONAL EFETIVA PARA LIDAR COM A RETOMADA ESCOLAR EM 2022?
Continuar LendoPublicado em 17/12/2021
Redes Educacionais com Metodologias Padronizadas Avançam no Cenário Educacional
Continuar LendoPublicado em 14/12/2021
O NOVO MERCADO EDUCACIONAL: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA PARA SUA ESCOLA
Continuar LendoPublicado em 03/12/2021
AÇÕES COMUNITÁRIAS: UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO PARA SUA ESCOLA
Continuar LendoPublicado em 30/11/2021
UM NOVO CRITÉRIO DE ESCOLHA DA ESCOLA PELOS PAIS: SEGURANÇA SANITÁRIA
Continuar LendoPublicado em 26/11/2021
COMO OS ALUNOS E PAIS ESTÃO ESCOLHENDO UMA ESCOLA PÓS-PANDEMIA?
Continuar LendoPublicado em 17/11/2021
O PAPEL DO PROFESSOR NO NOVO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO ESCOLAR
Continuar LendoPublicado em 09/11/2021
NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL: CRESCE O INTERESSE POR COLÉGIOS COM PROJETOS EDUCACIONAIS BILÍNGUES
Continuar LendoPublicado em 29/10/2021
AÇÕES INCLUSIVAS, MAIS DO QUE NUNCA, DEVEM ESTAR NA PAUTA ESCOLAR
Continuar LendoPublicado em 17/09/2021
APROVEITE A OPORTUNIDADE DA EVASÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE IDIOMAS
Continuar LendoPublicado em 31/08/2021
CRIANÇAS NA EUROPA COMEÇAM A APRENDER LÍNGUAS CADA VEZ MAIS CEDO. E NA SUA ESCOLA?
Continuar LendoPublicado em 24/08/2021
MERCADO DE CURSOS DE IDIOMAS: NÃO DEIXE SUA ESCOLA FORA DESTA TENDÊNCIA
Continuar LendoPublicado em 20/08/2021
O APRENDIZADO DE INGLÊS COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO ESTÁ FORA DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS E ESTÁ DENTRO DA SUA ESCOLA!
Continuar LendoPublicado em 10/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 4 de 4)
Continuar LendoPublicado em 06/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 3 de 4)
Continuar LendoPublicado em 30/07/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 1 de 4)
Continuar LendoPublicado em 03/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 2 de 4)
Continuar LendoPublicado em 02/07/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2021 (post 6 de 6)
Continuar LendoPublicado em 25/05/2021
OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 2 de 2)
Continuar LendoPublicado em 21/05/2021
OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 1 de 2)
Continuar LendoPublicado em 26/02/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 1)
Continuar LendoPublicado em 05/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 2)
Continuar LendoPublicado em 12/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 3)
Continuar LendoPublicado em 19/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 4)
Continuar LendoPublicado em 26/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 3)
Continuar LendoPublicado em 19/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 2)
Continuar LendoPublicado em 08/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 1)
Continuar LendoPublicado em 10/02/2021
Novas Diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação para Escolas Bilíngues
Continuar Lendocontato@bilingualminds.com.br