Nosso Blog

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 6 de 7): TRANSLANGUAGING!

Embora não seja necessariamente uma "nova tendência", a tradução de idiomas deverá ter uma importância maior no futuro. O que exatamente é translanguaging? Simplesmente, é o uso de várias línguas em um contexto educacional.

translanguaging incorpora uma série de abordagens teóricas diferentes. Anteriormente pensava-se que a melhor abordagem em uma sala de aula de inglês era manter uma política de separação entre a língua nativa e o inglês. No entanto, ao longo dos anos, essa linha de pensamento foi contestada de forma bastante convincente.

Uma aula translanguaging, por exemplo, pode ter os alunos escrevendo um ensaio ou discutindo um tópico em sua(s) língua(s) nativa(s) antes de formarem grupos e apresentarem suas descobertas em inglês. Também é possível fazer os alunos explicarem pontos gramaticais difíceis do inglês para um parceiro, usando sua língua nativa, para chegar a um entendimento específico.

Mas, vamos por partes:

Translanguaging é definido como:

  • Uso de várias habilidades do idioma para designar o significado em uma aula bilíngue ou de idiomas.
  • Uma metodologia e abordagem pedagógica para a aquisição da linguagem.
  • Um método que busca ultrapassar limites e questionar os benefícios de uma sala de aula em um único idioma.
  • Uma ferramenta de sala de aula para a aquisição de um idioma em um contexto multilíngue e diverso.
  • Como resultado, espera-se que os alunos mantenham um componente de sua identidade por meio de uma linguagem compartilhada e a sala de aula se torne um espaço de comunicação global.
  • Essencialmente, o Translanguaging reflete a diversidade da cultura e da sociedade.

 

Qual o futuro do Translanguaging? À medida que avançamos em direção a um mundo ainda mais amplo de diversas culturas e idiomas, é importante que os alunos utilizem todos os recursos de que dispõem para ajudar em sua jornada de aprendizado. Combinando e contando com uma variedade de fontes linguísticas, os alunos são capazes de comunicar idéias e se relacionar melhor com seus colegas e professores.

Como implementar o Translanguaging? Tenha Empatia! Faça perguntas aos seus alunos especialmente se você estiver aprendendo a língua nativa deles: eles adoram desempenhar o papel de professores de vez em quando! Certifique-se de aprender alguns cognatos antes de cada aula a ser preparada. Amarre a sala de aula Translanguaging à cultura tanto quanto possível. Incentive o emparelhamento e o agrupamento com base na proficiência e interesse no idioma. Considere a linguaguem como uma peça de um quebra-cabeças mais amplo, em vez de uma habilidade.

Confira outras Notícias

Publicado em 23/01/2024

Reforma do Novo Ensino Médio: o Brasil não perde uma oportunidade de perder oportunidades

Continuar Lendo

Publicado em 08/11/2023

"UNDERSTANDING CULTURAL DIFFERENCES"

Continuar Lendo

Publicado em 01/09/2023

5 REASONS WHY EXPLORING NEW CULTURES IS THE BEST PART OF TRAVELING

Continuar Lendo

Publicado em 28/08/2023

COPING WITH CULTURE SHOCK

Continuar Lendo

Publicado em 17/08/2023

“APRENDA O IDIOMA ANTES DA SUA PRÓXIMA VIAGEM”

Continuar Lendo

Publicado em 11/07/2023

O ESTUDO DO INGLÊS NA ÁREA DO DIREITO

Continuar Lendo

Publicado em 04/07/2023

“LAW IS MORE THAN EVER THE NECESSARY LANGUAGE OF GLOBALIZATION”

Continuar Lendo

Publicado em 20/06/2023

Do compliance officers have to speak English?

Continuar Lendo

Publicado em 13/06/2023

3 WAYS AN INTERNATIONAL LAWYER CAN PRACTICE LAW IN THE US

Continuar Lendo

Publicado em 05/06/2023

WHY LEARN LEGAL ENGLISH

Continuar Lendo

Publicado em 30/05/2023

LEGAL TERMINOLOGY: 3 GENERAL CATEGORIES

Continuar Lendo

Publicado em 25/05/2023

WHAT IS LEGAL ENGLISH?

Continuar Lendo

Publicado em 28/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 3 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 25/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 18/04/2023

IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/03/2023

STORYTELLING AND CULTURAL TRADITIONS (Post 2 of 2)

Continuar Lendo

Publicado em 21/03/2023

STORYTELLING AND CULTURAL TRADITIONS (Post 1 of 2)

Continuar Lendo

Publicado em 17/03/2023

JAMES MARTIN: SÍNDROME DE DOWN E UM OSCAR

Continuar Lendo

Publicado em 14/03/2023

FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” AINDA DIALOGA COM A REALIDADE

Continuar Lendo

Publicado em 24/02/2023

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 3 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 17/02/2023

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 14/02/2023

EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (Post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 07/02/2023

ChatGPT: A revolução da inteligência artificial

Continuar Lendo

Publicado em 27/01/2023

METAVERSO E ESCOLAS (Parte II)

Continuar Lendo

Publicado em 24/01/2023

METAVERSO E ESCOLAS (Parte I)

Continuar Lendo

Publicado em 02/12/2022

SEIS RAZÕES PARA USAR UM SISTEMA “WHITE LABEL”

Continuar Lendo

Publicado em 17/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 7 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 08/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 11/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 28/10/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 01/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 04/11/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 25/10/2022

EDUCAÇÃO PÚBLICA: AS LIÇÕES FINLANDESAS (post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 13/09/2022

POR QUE APRENDER IDIOMAS

Continuar Lendo

Publicado em 19/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Dos conteúdos para as competências.

Continuar Lendo

Publicado em 15/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Das unidades curriculares à carga horária.

Continuar Lendo

Publicado em 12/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Saindo da teoria.

Continuar Lendo

Publicado em 08/07/2022

NOVO ENSINO MÉDIO: Desdobramentos.

Continuar Lendo

Publicado em 29/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 5 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 25/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 4 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 22/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 3 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 18/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 2 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 15/06/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (Post 1 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 12/05/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 7 de 7): APRENDIZAGEM DO-IT-YOURSELF (DIY)!

Continuar Lendo

Publicado em 04/05/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 5 de 7): APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS!

Continuar Lendo

Publicado em 27/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILINGUE (Post 4 de 7): MINDFULNESS

Continuar Lendo

Publicado em 20/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 2 de 7): REALIDADE AUMENTADA

Continuar Lendo

Publicado em 23/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 3 de 7): PLATAFORMAS DIGITAIS!

Continuar Lendo

Publicado em 16/04/2021

TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 1 de 7): O FUTURO É O PRESENTE

Continuar Lendo

Publicado em 29/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 3 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 25/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 2 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/03/2022

CENÁRIO DO BILINGUISMO NO BRASIL (post 1 de 3)

Continuar Lendo

Publicado em 22/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 7 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 18/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 08/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 11/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 01/02/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 28/01/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 25/01/2022

GAMIFICAÇÃO (Post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 21/12/2021

A SUA ESCOLA TEM UMA ESTRUTURA DE APOIO SOCIOEMOCIONAL EFETIVA PARA LIDAR COM A RETOMADA ESCOLAR EM 2022?

Continuar Lendo

Publicado em 17/12/2021

Redes Educacionais com Metodologias Padronizadas Avançam no Cenário Educacional

Continuar Lendo

Publicado em 14/12/2021

O NOVO MERCADO EDUCACIONAL: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA PARA SUA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 07/12/2021

ESCOLAS E O “NOVO” VIRTUAL

Continuar Lendo

Publicado em 03/12/2021

AÇÕES COMUNITÁRIAS: UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO PARA SUA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 30/11/2021

UM NOVO CRITÉRIO DE ESCOLHA DA ESCOLA PELOS PAIS: SEGURANÇA SANITÁRIA

Continuar Lendo

Publicado em 26/11/2021

COMO OS ALUNOS E PAIS ESTÃO ESCOLHENDO UMA ESCOLA PÓS-PANDEMIA?

Continuar Lendo

Publicado em 17/11/2021

O PAPEL DO PROFESSOR NO NOVO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO ESCOLAR

Continuar Lendo

Publicado em 09/11/2021

NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL: CRESCE O INTERESSE POR COLÉGIOS COM PROJETOS EDUCACIONAIS BILÍNGUES

Continuar Lendo

Publicado em 03/11/2021

REPENSAR A DIGITALIZAÇÃO DA ESCOLA

Continuar Lendo

Publicado em 29/10/2021

AÇÕES INCLUSIVAS, MAIS DO QUE NUNCA, DEVEM ESTAR NA PAUTA ESCOLAR

Continuar Lendo

Publicado em 05/10/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 4 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 01/10/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 3 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 29/09/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 2 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 24/09/2021

SUA ESTRATÉGIA DE REMATRÍCULA VAI FUNCIONAR? (Post 1 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 17/09/2021

APROVEITE A OPORTUNIDADE DA EVASÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE IDIOMAS

Continuar Lendo

Publicado em 31/08/2021

CRIANÇAS NA EUROPA COMEÇAM A APRENDER LÍNGUAS CADA VEZ MAIS CEDO. E NA SUA ESCOLA?

Continuar Lendo

Publicado em 24/08/2021

MERCADO DE CURSOS DE IDIOMAS: NÃO DEIXE SUA ESCOLA FORA DESTA TENDÊNCIA

Continuar Lendo

Publicado em 20/08/2021

O APRENDIZADO DE INGLÊS COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO ESTÁ FORA DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS E ESTÁ DENTRO DA SUA ESCOLA!

Continuar Lendo

Publicado em 10/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 4 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 06/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 3 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 30/07/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 1 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 03/08/2021

DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 2 de 4)

Continuar Lendo

Publicado em 23/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 7 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 21/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 6 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 19/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 5 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 16/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 4 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 14/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 3 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 12/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 2 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 09/07/2021

O NOVO ENSINO MÉDIO (Post 1 de 7)

Continuar Lendo

Publicado em 02/07/2021

5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2021 (post 6 de 6)

Continuar Lendo

Publicado em 08/06/2021

CHECKLIST PARA UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE EFICAZ

Continuar Lendo

Publicado em 01/06/2021

LIÇÕES DA PANDEMIA PARA UMA SALA DE AULA PÓS-COVID-19

Continuar Lendo

Publicado em 25/05/2021

OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 2 de 2)

Continuar Lendo

Publicado em 21/05/2021

OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 1 de 2)

Continuar Lendo

Publicado em 26/02/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 1)

Continuar Lendo

Publicado em 19/02/2021

EDUCAÇÃO EM UM MUNDO PÓS-COVID

Continuar Lendo

Publicado em 05/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 2)

Continuar Lendo

Publicado em 12/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 3)

Continuar Lendo

Publicado em 19/03/2021

As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 4)

Continuar Lendo

Publicado em 12/02/2021

Você sente que está com poucas ideias novas?

Continuar Lendo

Publicado em 26/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 3)

Continuar Lendo

Publicado em 19/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 2)

Continuar Lendo

Publicado em 08/01/2021

Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 1)

Continuar Lendo

Publicado em 10/02/2021

Novas Diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação para Escolas Bilíngues

Continuar Lendo

Publicado em 02/02/2021

Design Thinking para Educadores

Continuar Lendo

Publicado em 22/12/2020

Dicas para não acabar com uma aula online

Continuar Lendo

Publicado em 15/12/2020

Os Benefícios da Mente Bilingue

Continuar Lendo

Publicado em 11/12/2020

Encontre seu lugar no Ecossistema

Continuar Lendo

Fale Conosco

Se ficou alguma dúvida, deseja solicitar um orçamento ou uma visita, utilize o formulário abaixo

Digite sua mensagem.

contato@bilingualminds.com.br