7) Gamificação e Aquisição de uma Segunda Língua.
Há uma razão pela qual 80% da população humana se apega a apenas um idioma: o tempo que leva para aprender um novo idioma é longo, o processo é difícil e a manutenção pode ser complicada. No passado, aprimorar seu francês significava qualquer coisa, desde ouvir longas aulas de áudio ou fazer um curso na faculdade. De qualquer forma, era um grande compromisso.
Mas o aprendizado de idiomas de hoje pode ter mais em comum com o Xbox do que com um quadro-negro tradicional, graças ao processo de gamificação da educação. Quando as aulas de idiomas combinam com jogos, objetivos e gadgets, o resultado é algo verdadeiramente magnífico.
De Rosetta Stone ao Duolingo
Há 20 anos o software da Rosetta Stone oferecia uma maneira revolucionária de aprender um novo idioma. Em vez do método mais comum de repetição, a ideia por trás do software era o feedback instantâneo, reconhecimento de voz e, sim, até mesmo jogos como forma de construir a intuição da linguagem.
Avançando cerca de 20 anos, os jogos de idiomas estão em toda parte: de programas online gratuitos a aplicativos móveis, a ideia de que aprender um idioma pode ser orgânico e divertido significa que mais e mais pessoas podem se tornar bilíngues.
Por que funciona?
Aulas de idiomas significam que o aluno dominaria algumas frases. Além disso, a monotonia de repetir “he” and “she” significava que os cursos de idiomas começavam com gosto e depois fracassavam com a percepção de que ser monolíngue não era tão ruim.
O aprendizado gamificado essencialmente foge da ideia da repetição, da memorização, e vai para o ensino que desafia os alunos para um processo “além de apenas algumas frases”. Com o recurso do microfone do seu telefone, por exemplo, você pode obter feedback instantâneo sobre a pronúncia e a conversa. Quando você acerta em um teste de capítulo, você ganha prêmios e desbloqueia conquistas que o motivam a continuar jogando. E, claro, a conveniência de fazer login e jogar uma sessão de jogo de cinco minutos significa que é mais provável que você continue no jogo.
Personalização
Talvez o melhor argumento para o aprendizado de idiomas baseado em jogos seja a ideia de que o eLearning interativo deve ser altamente pessoal. Ao oferecer a cada aluno uma experiência completamente individual, os jogos de aprendizado de idiomas realmente acompanham o desempenho e oferecem lições com base no domínio individual. Se um aluno fizer um curso presencial, estará automaticamente sujeito à velocidade e compreensão da população em geral.
A aprendizagem baseada em jogos respeita efetivamente o aluno como um indivíduo completo. Se houver tópicos com fraqueza, um capítulo ou nível pode ser jogado e repetido até ao domínio desses tópicos. A personalização pode ir ainda mais longe, permitindo que o aluno defina um nível de compreensão e ritmo: “Já conhece um pouco de inglês? Vá direto para a conversa”. “Começando do zero? Aqui estão alguns princípios básicos”.
O aprendizado de idiomas baseado em jogos é especialmente empolgante porque torna o aprendizado de um novo idioma hiperacessível. Qualquer pessoa com um computador, tablet ou smartphone tem acesso a métodos premiados de eLearning, gráficos envolventes, e jogos que ensinam e divertem simultaneamente.
Publicado em 23/01/2024
Reforma do Novo Ensino Médio: o Brasil não perde uma oportunidade de perder oportunidades
Continuar LendoPublicado em 01/09/2023
5 REASONS WHY EXPLORING NEW CULTURES IS THE BEST PART OF TRAVELING
Continuar LendoPublicado em 04/07/2023
“LAW IS MORE THAN EVER THE NECESSARY LANGUAGE OF GLOBALIZATION”
Continuar LendoPublicado em 28/04/2023
IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 3 de 3)
Continuar LendoPublicado em 25/04/2023
IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 2 de 3)
Continuar LendoPublicado em 18/04/2023
IDENTIFICANDO E PREVENINDO A VIOLÊNCIA ESCOLAR (Post 1 de 3)
Continuar LendoPublicado em 14/03/2023
FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” AINDA DIALOGA COM A REALIDADE
Continuar LendoPublicado em 15/07/2022
NOVO ENSINO MÉDIO: Das unidades curriculares à carga horária.
Continuar LendoPublicado em 29/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 5 de 6)
Continuar LendoPublicado em 25/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 4 de 6)
Continuar LendoPublicado em 22/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 3 de 6)
Continuar LendoPublicado em 18/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (post 2 de 6)
Continuar LendoPublicado em 15/06/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2022 (Post 1 de 6)
Continuar LendoPublicado em 12/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 7 de 7): APRENDIZAGEM DO-IT-YOURSELF (DIY)!
Continuar LendoPublicado em 07/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 6 de 7): TRANSLANGUAGING!
Continuar LendoPublicado em 04/05/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 5 de 7): APRENDIZAGEM BASEADA EM TAREFAS!
Continuar LendoPublicado em 20/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 2 de 7): REALIDADE AUMENTADA
Continuar LendoPublicado em 23/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 3 de 7): PLATAFORMAS DIGITAIS!
Continuar LendoPublicado em 16/04/2021
TENDÊNCIAS DO ENSINO BILÍNGUE (Post 1 de 7): O FUTURO É O PRESENTE
Continuar LendoPublicado em 21/12/2021
A SUA ESCOLA TEM UMA ESTRUTURA DE APOIO SOCIOEMOCIONAL EFETIVA PARA LIDAR COM A RETOMADA ESCOLAR EM 2022?
Continuar LendoPublicado em 17/12/2021
Redes Educacionais com Metodologias Padronizadas Avançam no Cenário Educacional
Continuar LendoPublicado em 14/12/2021
O NOVO MERCADO EDUCACIONAL: OPORTUNIDADE OU AMEAÇA PARA SUA ESCOLA
Continuar LendoPublicado em 03/12/2021
AÇÕES COMUNITÁRIAS: UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO PARA SUA ESCOLA
Continuar LendoPublicado em 30/11/2021
UM NOVO CRITÉRIO DE ESCOLHA DA ESCOLA PELOS PAIS: SEGURANÇA SANITÁRIA
Continuar LendoPublicado em 26/11/2021
COMO OS ALUNOS E PAIS ESTÃO ESCOLHENDO UMA ESCOLA PÓS-PANDEMIA?
Continuar LendoPublicado em 17/11/2021
O PAPEL DO PROFESSOR NO NOVO PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO ESCOLAR
Continuar LendoPublicado em 09/11/2021
NOVO CENÁRIO EDUCACIONAL: CRESCE O INTERESSE POR COLÉGIOS COM PROJETOS EDUCACIONAIS BILÍNGUES
Continuar LendoPublicado em 29/10/2021
AÇÕES INCLUSIVAS, MAIS DO QUE NUNCA, DEVEM ESTAR NA PAUTA ESCOLAR
Continuar LendoPublicado em 17/09/2021
APROVEITE A OPORTUNIDADE DA EVASÃO DE ALUNOS DOS CURSOS DE IDIOMAS
Continuar LendoPublicado em 31/08/2021
CRIANÇAS NA EUROPA COMEÇAM A APRENDER LÍNGUAS CADA VEZ MAIS CEDO. E NA SUA ESCOLA?
Continuar LendoPublicado em 24/08/2021
MERCADO DE CURSOS DE IDIOMAS: NÃO DEIXE SUA ESCOLA FORA DESTA TENDÊNCIA
Continuar LendoPublicado em 20/08/2021
O APRENDIZADO DE INGLÊS COMO ELEMENTO DE TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO ESTÁ FORA DE ESCOLAS ESPECIALIZADAS E ESTÁ DENTRO DA SUA ESCOLA!
Continuar LendoPublicado em 10/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 4 de 4)
Continuar LendoPublicado em 06/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 3 de 4)
Continuar LendoPublicado em 30/07/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 1 de 4)
Continuar LendoPublicado em 03/08/2021
DICAS PRÁTICAS DE COMO PREPARAR SUA ESCOLA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO (Parte 2 de 4)
Continuar LendoPublicado em 02/07/2021
5 PONTOS DE ATENÇÃO PARA O MARKETING EDUCACIONAL BILÍNGUE EM 2021 (post 6 de 6)
Continuar LendoPublicado em 25/05/2021
OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 2 de 2)
Continuar LendoPublicado em 21/05/2021
OS DOZE ELEMENTOS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA GESTORES ESCOLARES (Parte 1 de 2)
Continuar LendoPublicado em 26/02/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 1)
Continuar LendoPublicado em 05/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 2)
Continuar LendoPublicado em 12/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 3)
Continuar LendoPublicado em 19/03/2021
As 3 Coisas que Equipes de Professores de Alto Impacto Têm em Comum (Parte 4)
Continuar LendoPublicado em 26/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 3)
Continuar LendoPublicado em 19/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 2)
Continuar LendoPublicado em 08/01/2021
Dicas Práticas para ser um Professor Online Eficaz (Parte 1)
Continuar LendoPublicado em 10/02/2021
Novas Diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação para Escolas Bilíngues
Continuar Lendocontato@bilingualminds.com.br